quinta-feira, 25 de abril de 2019

[Análise / Cinema] PARTE 2 – VINGADORES ULTIMATO COM SPOILERS


---- O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS ----

Por Guilherme César




            Antes de tudo peço que, ao ler este texto, não compartilhe os spoilers e, por favor, não atrapalhe quem quer se surpreender. Vamos respeitar a diversão de cada um e dar aos outros a oportunidade de ter a experiência completa neste evento grandioso que é o ultimo filme da Saga do Infinito.


            Recado dado, prosseguindo na análise, temos um longa com efeitos gráficos incríveis e muito bem produzidos. Nada deixa a desejar, inclusive a fotografia. Os personagens estão maravilhosos visualmente e as cenas de ação são de tirar o fôlego. A trilha também complementa com maestria, nos fazendo arrepiar a cada tema tocado. É impossível não se empolgar. De maneira geral, os três atos do filme são muito bem amarrados e as soluções para cada dilema é ótima e coerente.
            Indo mais à fundo no enredo, temos o fim do arco de vários personagens e a morte de alguns que nos trás muito pesar. Não estamos preparados de maneira alguma, por mais que pensemos isso ao especular a morte de alguns heróis, no momento que ocorre somos impactados de tal forma que conter as lágrimas se torna difícil.
            Mesmo que tenha entendido onde a jornada iria os levar, ver Natasha se sacrificando me doeu, assim como ver a morte de Tony que se faz em um momento tão grandioso. Ambos se sacrificam em determinado momento e de uma forma magnifica, mostrando o quanto seus personagens mudaram, o quanto se aprofundaram. Viúva Negra não é mais uma assassina e espião, como mostrado no inicio de tudo, mais de uma década atrás. Não é nem de longe a personagem fria e manipuladora, que cumpria suas missões a risca sem se preocupar. Aqui ela demonstra seus sentimentos, sua dor e se redime pelo seu passado sombrio. A conta, dita por ela no primeiro Vingadores, estar no vermelho, é completamente quitada. Natasha é agora uma heroína que encontrou na equipe seu lar, sua família e pelo bem deles e de todos que se foram, ela se sacrifica em uma cena de tirar o fôlego, para que uma das joias seja recuperada.

            E as Joias são novamente o centro de tudo, quando após vencer logo nos primeiros minutos o já muito enfraquecido Titã Louco, os heróis se veem obrigados a buscar as pedras místicas em um assalto ao passado, na tentativa de reescrever a realidade e trazer de volta aqueles que perderam. Uma jornada que nos mostra os mais profundos sentimentos de todos os heróis e destaco aqui o Thor. Amargurado, amedrontado, carregando o fardo de ter errado o golpe que salvaria o Universo, o Deus do Trovão está totalmente diferente e é ao voltar ao passado que ele expõe seus sentimentos em uma cena muito bonita. O desenvolvimento de todos os heróis é espantoso e excelente, e o filho de Odin não está fora disso. Seu arco no filme é sensacional. Assim como o de Nebulosa, outrora vilã e agora peça fundamental no enredo. Eu torci por ela, algo que nunca imaginei que faria.
            A relação entre Tony e Steve também recebe destaque e tem seu fechamento perfeito. Ao longo da jornada os dois se acertam de vez e se colocam como os dois Vingadores mais importantes da história, os dois responsáveis pela vitória contra Thanos. Claro que, cada personagem, como disse no texto anterior, recebe um considerável tempo de tela e tem sua importância. Como o Gavião Arqueiro, agora Ronin, que demonstra dedicação e nos faz torcer por ele fervorosamente. Todos os heróis estão admiráveis, cada um em seu momento de destaque.



            Homem de Ferro, que tem seu fim no ultimo ato do filme, demonstra uma evolução sensacional. Tony não é mais um cara arrogante e egoísta, aqui temos um verdadeiro herói disposto a perder tudo outra vez para que todos pudessem ter algo próximo de um final feliz. Suas cenas finais são de arrancar lágrimas e seu encerramento é nada menos que perfeito. Assim como o do Capitão, que mesmo não morrendo, tem sua jornada chegando ao fim e é premiado com seu maior desejo, sua tão sonhada dança. Um premio não só para ele, mas pra os fãs. Um presente mais do que merecido para um herói que ganhou meu total respeito e se mostrou digno! Sim, em uma cena de tirar o folego, Rogers ergue o Mjolnir trazido por Thor do passado, em uma cena que causou euforia em massa na sala de cinema. Um momento digno dos quadrinhos, como tantos outros no filme.
            Somos agraciados com a junção de Banner e Hulk no Professor Hulk, que embora tenha menos carisma que o verdão em fúria, é bastante engraçado e divertido em cena. Assim como vemos o Capitão enganar seus inimigos ao dizer um sutil “Hail Hydra”, retirado direto de um dos últimos arcos do herói nos quadrinhos. Temos o poderoso escudo de Rogers se partindo e depois (uma versão intacta) sendo entregue para Sam, na tão sonhada passagem de manto do Capitão América. Sem esquecer o momento girl power onde todas as heroínas se juntam para dar uma surra nos vilões, com destaque para a Capitã Monstruosa Marvel que destrói tudo sempre que aparece e para a estonteante Feiticeira Escarlate que retorna mostrando todo o seu poder.



            Ah! E não podemos nos esquecer do teioso que usa finalmente todo o potencial do traje do aranha-de-ferro, de forma INCRÍVEL! São muitos, mas muitos momentos incríveis, que se eu for citar todos, ficarei horas aqui. Como mencionado antes, Ultimato é um banquete farto de fanservice, repleto de easter egg e momento que literalmente fizeram os espectadores da minha sessão se levantaram das poltronas e aplaudirem de pé.
            Com maestria e louvor, Endgame finaliza o arco dos heróis clássicos do primeiro Vingadores e abre espaço para os novos como Pantera, Dr.Estranho, Aranha e Danvers brilharem. O futuro da Marvel é promissor, sem dúvidas.
            E antes de terminar este texto que por mim eu escreveria por horas comentando cada detalhe, gostaria de falar sobre Thanos, que continua incrível, ameaçador e tem seu fim de uma maneira icônica. Esse sim é um vilão de respeito. E por falar nisso, podemos teorizar uma possível chance de Loki ter sobrevivido, o que nos aquece o peito.
            Por fim, Vingadores Ultimato é um filme de tirar o folego, que com toda certeza conclui a Saga do Infinito brilhantemente e vai demorar para que outro filme seja tão marcante como esse foi. Para mim este filme merece nota 10 de 10. Ansioso para revê-lo, ansioso para comentar com todos sobre. QUE FILME INCRÍVEL, MEUS AMIGOS.

------------------------------------------------------------------------
Espero que gostem da análise. Voltem sempre e até a próxima

----------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário