segunda-feira, 20 de maio de 2019

[Análise/Séries] SERIES FINALE – Game of Thrones (8x06)



Por Guilherme César

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _
ALERTA DE SPOILERS, OBVIAMENTE!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _

            Neste último domingo (19/05) foi ao ar pela HBO o final de uma das séries mais aclamadas da atualidade e que revolucionou o cenário televisivo mundial. Com um total de oito temporadas, encerrou-se a história da guerra pelo Trono de Ferro de uma forma um tanto quanto frustrante para os fãs. Embora faça parte da grande maioria frustrada, devo confessar que em alguns pontos eu gostei do encerramento e abaixo explicarei minha visão deste final de temporada e da “conclusão” da batalha pelos sete reinos.

            Primeiramente, é necessário entender que Game of Thrones (e os livros também) sempre tiveram como característica a capacidade de surpreender e frustrar nossas expectativas, sempre mostrando algo oposto ao que esperávamos. Vide a morte de Ned, o Casamento Vermelho, a luta da Víbora vs o Montanha. Todavia, em todos esses momentos, o plot twist foi bem construído, bem trabalhado e mesmo que o resultado seja um soco bem dado na cara dos espectadores, tinha coerência. Se existe uma coisa bem feita em GoT é a construção e desenvolvimento dos personagens. Isso agregado ao bom roteiro, as ótimas atuações e diálogos, aos plot twist e claro, a grande produção, cativaram os fãs ao longo do tempo. E mesmo que existisse uma ponta de esperança que o final seria “bom”, todos sabiam que naquele mundo as coisas não eram nada coloridas. Nenhum personagem era 100% maligno ou 100% justo, tudo ali era cinza, personagens amados morriam, nos decepcionavam, iam da lista dos mais odiados para os mais amados, isso é GoT. E este argumento serve tanto para defender o final, quanto para justificar a frustração dos fãs.
            É compreensível que o encerramento da história não seria um “final e novela das 20hs”, nem um “final Disney” como muitos dizem. Não se esperava um final feliz e sim algo digno, que respeitasse os personagens, respeitasse toda a caminhada até aqui e quem sabe (o coração de fã sempre guarda uma ponta de esperança) o personagem favorito escapasse vivo. E é aí que vive a frustração.
            Vamos começar então pela parte ruim... Na minha opinião, a produção pecou justamente no número de episódios. Diminuir tantos episódios comprometeu muito a trama e foi uma opção dos roteiristas exclusivamente. Não foi corte de verba ou remanejamento, para que as grandes cenas fossem melhor trabalhadas. Foi apenas uma escolha e é nas escolhas que a série pecou. Com mais tempo as tramas seriam melhores trabalhadas e a coerência se manteria. Mesmo que o desfecho fosse o mesmo, como de costume, o desenrolar “bem contado” nos faria aceitar. Sendo que este desenvolvimento de personagem negligenciado nos últimos episódios é apenas um dos motivos que causaram tanta frustração.
            Outro ponto negativo que merece destaque foi o fato de que vários arcos foram simplesmente ignorados e cortados. Diversas teorias nem sequer fizeram diferença, o que trouxe ao público a mesma sensação tida em Lost. Os fãs criaram inúmeras teorias e a frustração não veio delas não se confirmarem, mas de que –para os roteiristas- elas nunca nem tiveram importância. Perguntas permaneceram, informações foram descartadas. A revelação sobre a origem de Jon serviu apenas para uma pequena intriga? A profecia do Azor Ahai não serviu de nada? Jon voltou dos mortos para aquilo? O Corvo de Três Olhos era bom o ruim? Bran manipulou todos? E a profecia de Cersei foi ignorada ou interpretada erroneamente? Uma das coisas que movia a audiência eram as teorias, a especulação. E assim como em Lost tudo foi jogado para o alto e era óbvio que não agradaria aos fãs.
            Na tentativa de lidar com o desagrado, este episódio fez algo que para mim foi um erro, tratou os fãs como pessoas burras. Ok, quando a emoção fala mais alto todos perdem a racionalidade, mas tratar os fãs que acompanharam por tanto tempo e destrincharam a série de uma forma tão insensível foi desanimador. E isto deve-se ao fato dos diversos diálogos expositivos. Toda a briga que rolou entre as pessoas frustradas com as atitudes da Daenerys, onde muitos a defendiam enquanto outros a julgavam foi feita no dialogo entre Tyrion e Jon. O que serviu como justificativa para as escolhas de todos os personagens.
Agora, sobre a parte mais técnica, com exceção da Batalha de Winterfel, que foi exageradamente escura e confusa (mesmo que com momento épicos), esta temporada apresentou episódios muito bem feitos, sobretudo o 8x06. Diálogos incríveis, atuações impecáveis, efeitos especiais maravilhosos, ângulos, enquadramentos, sequencias, tudo foi incrível. Sentimentos o desespero dos personagens ao presenciar o massacre em Porto Real, a dor de Tyrion e Jon, a fúria de Dany e o ódio de Verme Cinzento, sem esquecer-se do desespero de Cersei que não queria morrer de uma forma tão medíocre. Momentos que nos encheram os olhos, como as asas de Drogon surgindo nas costas de Dany, fazendo uma alusão a ela ser um dragão. Muitos podem dizer que na verdade era uma referencia ao fato dela ser uma vilã (ao modo que asas draconianas representarem seres malignos), mas a meu ver, foi a indicação de que ela era um Dragão. Um ser poderosíssimo que exerce fascínio e medo, exatamente o que todos sentem ao se aproximar dela.
             Dito tudo isso, farei baixo uma análise do encerramento de cada personagem que acredito merecer destaque, com o que gostei e não gostei.







Daenerys:
            É compreensível todo o arco dela e sua transformação em uma tirana, porém foi tudo feito de forma muito apressada. Mesmo que eu discorde da necessidade de um dialogo expositivo, concordo com as falas de Tyrion. Dany sempre queimou seus inimigos, foi impiedosa contra os “homens maus” e todos vibravam com isso. A personagem viveu uma vida de sofrimento e ganhou poder, o que ela fez com esse poder foi coerente com todas as falas dela e não acredito (hoje) em sua loucura. O massacre de Porto Real foi consequência da dor, afinal ela perdeu muito até chegar ali (como explicado por Jon) e mesmo não agindo da forma “justa”, naquele momento ela era uma pessoa em sofrimento que possuía uma arma de destruição em massa. Vilanesco? Sim. Coerente? Sim. Como dito anteriormente, GoT sempre nos apresentou personagens cinzas, que tinham dentro deles os dois lados, porém, a reclamação aqui é que foi tudo desenvolvimento as pressas na última temporada. O que fez com que muitos vissem a Dany como uma louca e essa loucura forçada. Não foi, mas pela falta de desenvolvimento na oitava temporada acabou sendo.
            Gostei do encerramento da personagem, embora a forma com que aconteceu merecesse mais carinho. Ela tem uma legião de fãs e merecia um final mais digno e bem trabalhado.

Jon:
            O típico herói que se sacrifica pelo bem maior. Clichê e frustrante, mas coerente. Snow nunca quis o trono, nunca quis liderar, ele queria apenas se encontrar. Fiquei satisfeito com o reencontro dele com o Fantasma (uma metáfora para ele se reencontrando). Todavia, me revolta o fato dele sempre ter aquela cara de bosta e nunca dizer o que realmente quer. Jon fez tudo pelos outros e só. Ele serviu para nos mostrar que ser justo e honrado é uma merda. Embora coerente o final, foi bem revoltante. O bastardo se ferrou e serviu como bode expiatório. Não foi o Azor Ahai, não foi o Rei dos Reis, no máximo será o novo Rei Pra lá das Muralhas. Fiquei com pena. Mostrou que ser herói não lhe garante recompensas e que a maior recompensa é estar vivo.

Sansa e Arya:
            Gostei do final de ambas, só mostrou os crescimentos das garotas Stark. Esse foi o ponto que a série valeu a pena. Eu detestava a Sansa e no fim ela foi a personagem mais bem trabalhada da série. Embora ter sido usada para dizer que “o sofrimento e os abusos nos tornam mais fortes” o que é um discurso merda, achei seu final digno.
            Sobre a Arya, eu só queria que fosse ela a matar a Cersei, que ela tivesse sua conclusão e mostrasse que mesmo tendo seguido o caminho da vingança, ela amadureceu. Desistir da vingança no fim foi forçado. Mas, ok...

Bran e Rei da Noite:
            Detestei. Vilão? Manipulou todo mundo? Mereceu? Bran foi o grande ponto de interrogação da temporada assim como o Rei da Noite.
            Queria que a Batalha de Winterfel tivesse culminado em uma luta épica entre o Jon e o Rei da Noite, queria algo melhor trabalhado. Se fosse a Arya a finalizar, beleza, mas merecia mais. Foi apressado e “broxante”.


Tyrion:
            Um fim merecido, embora “ok”. Preferia que ele reinasse (embora seja isso que fará). E aquele conselho foi bem “tanto faz”. Melhor seria se tivessem libertado os sete reinos e “cada um por si”.

Drogon:
            Carregou o episodio nas costas. Foi essencial e mostrou ao derreter o trono que viu que aquele era o verdadeiro causador da morte de sua mãe. A ambição a destruiu. Só faltou ele por fogo no Jon, seria épico.

Jaime e Cersei:
            Minha maior revolta se refere ao Jaime, acho que me sinto enganado, pois achei que ele tinha deixado a Cersei de lado e voltaria para mata-la. Mas ele exemplificou bem o tema “relacionamento abusivo”, onde a pessoa se vê presa, mesmo tentando escapar. Por mais que eu deteste o fato dele ter voltado para salvar a Cersei, vendo pelo ponto de que ele estava preso nisso me faz engolir.
            Já a Rainha Má teve um fim ridículo, que de certa forma é irônico. Morreu como uma qualquer e isso é impactante. Mas seria mais se fosse como uma espada no peito.

            No mais, talvez não exista um final que possa agradar aos fãs, pois muita expectativa foi criada. O impacto de GoT foi grande demais na vida das pessoas, o que fez com que todos esperassem mais. Acredito que se melhor trabalhado, este mesmo final seria aceitável e ainda, se a série mantivesse o nível de roteiro das temporadas anteriores, com toda a certeza agradaria. O final poderia ser chocante? Sim. Frustrante? Sim. Mas ao modo GoT de ser. A série, a temporada e o episódio tem seus méritos. Sempre terá. Os atores merecem palmas e a produção também, apenas os roteiristas que merecem as vaias. Que os livros entreguem algo melhor trabalhado, que respeite os fãs, principalmente respeite a inteligência dos fãs. Infelizmente a série escolheu o caminho mais fácil, coerente em muitos pontos, mas o mais fácil. O ponto final dos personagens poderia ser o mesmo, mas o caminho poderia ser diferente.
           

               E em uma última ressalva, destaco que gostei da ascensão dos Stark, pois torci por eles. Pelo menos isso o final entregou. Furos e exageros de roteiro deixo para outros discutirem, tem muita coisa ruim que não citei, mas no geral GoT deixará saudade.

NOTAS:
Episódio 8x06 -  6/10
Oitava temporada – 6/10
Série como um todo -  8/10 (tem créditos ainda por tudo que representou).



Nenhum comentário:

Postar um comentário