sábado, 28 de abril de 2018

[Crítica/Análise] PARTE 3: Vingadores – Guerra Infinita: Comentários com spoilers e teorias


Por Guilherme César

---------- CONTÉM SPOILERS PESADOS, AO LER NÃO ESPALHE ----------


                Chegamos ao terceiro texto sobre o novo - e excelente - filme da Marvel, Vingadores – Guerra Infinita. Desta vez comentarei com spoilers os pontos de destaque e as reviravoltas do filme, que não pude fazer nos textos anteriores, além de especular sobre o futuro do MCU e as consequências dos eventos surpreendentes deste longa. Então, bora lá!

                Com muitas mortes impactantes e grandes sequências de ação, o filme nos presenteia com muito fanservice e ótimas interações de personagens. Uma dessas interações é primordial para a construção do vilão, que o desenvolve de forma brilhante mostrando um personagem com camadas e muito carisma. O arco de Thanos move a trama e sua interação com Gamora é o ponto central. Toda a relação dos dois é interessante, a heroína o odeia e ela a ama como uma filha. E é quando os dois chegam até Vormir onde encontra-se a misteriosa Joia da Alma que temos um dos momentos mais marcantes e dramáticos do filme, onde o vilão precisa sacrificar aquilo que mais ama para obter a joia e ele o faz. Thanos arremessa Gamora do penhasco em uma cena carregada de emoção e vemos a heroína morrer, o Titã chora e demonstra ali que é mais profundo que imaginamos.
                Outro destaque no trecho de Vormir e que surpreendeu a todos é a aparição do Caveira Vermelha como o Guardião da Joia da Alma. O antigo vilão do primeiro filme de Steve Rogers foi exilado pelo Tesseract – todos pensamos que ele havia morrido – e acabou se tornando o novo guardião da joia, ficando preso no planeta. Sua aparição arrancou palmas e muita vibração do público, foi demais.
       Voltando ao assunto “mortes” que será bastante falado aqui nesse texto, temos nos cinco primeiros minutos a quase extinção dos asgardianos e a morte de dois personagens de peso, Heimdall e Loki. A morte do Deus da Trapaça para mim foi um pouco revoltante, apesar de muito impactante. Thanos quebra o pescoço de Loki usando apenas uma mão e um movimento leve, um momento pesado e marcante. Achei revoltante por gostar muito do personagem e querer uma morte mais digna, porém o modo como ocorreu mostra a superioridade do novo vilão e já evidencia o quão poderoso ele é. Ressalva para a cena de Loki com os olhos vidrados e arregalados, bem gore para o padrão Marvel.
                Nessa mesma sequência inicial de cenas temos Hulk sendo espancado pelo Titã, fato que foi providencial na trama, fazendo com que o Gigante Esmeralda ficasse “traumatizado” com a derrota humilhante e não quisesse mais lutar. Achei isso muito interessante, criando um arco que revoltou muitos fãs do herói, mas que achei pontual. É legal ver essa história ser trabalhada no cinema, com o Hulk, que sempre fora o monstrão que não tem medo de ninguém, ficando acuado. O Verdão sempre foi uma força primal, um monstro que luta por instinto e simplesmente ESMAGA seus inimigos, mostrá-lo assim, com medo, além de ser um bom recurso narrativo ainda serve para direcionar os gastos com o CGI para os demais personagens. Sem esquecer que deixa um bom gancho para o próximo filme, obrigando Banner a resolver a situação e trazer a tona sua fera interior.
  Acho que todos que assistiram o filme irão concordar que Guerra Infinita é o filme mais pesado e impactante da Marvel, principalmente por seus momentos gore que são bastante adultos para o MCU. Obviamente, isso era necessário para causar impacto e peso dramático as cenas, e não me incomodou. Dos momentos gore, além das mortes de Loki e Gamora, temos a morte do Visão. Todos já esperavam pela morte dele, mas como aconteceu foi simplesmente fantástico. Todo o arco dele com a Feiticeira Escarlate foi muito bem feito, com uma carga dramática enorme e cenas muito bonitas. No fim, para impedir que Thanos pegue a Joia da Mente e atendendo o pedido de seu amado –em uma cena espetacular – Wanda destrói a pedra e isso oblitera o herói. Porém, o Titã Louco usa sua ultima aquisição, a Joia do Tempo, para trazer Visão de volta e lhe arranca a joia de sua testa, levando parte de sua cabeça. A cena é brutal e o herói cai ao chão, com seu corpo cinza e seus olhos completamente brancos. É um momento aterrador e pesado que tira parte da esperança do público.
Recheado de momentos de tirar o fôlego, o novo filme dos Vingadores é sem dúvidas o melhor crossover de heróis no cinema, um filme histórico, memorável e que terá um impacto gigantesco na indústria nas próximas décadas. Por ser a produção que encerra o ciclo de 10 anos de filmes do Universo Cinematográfico Marvel possui consequências enormes e deixa uma situação arrasadora em seu fim, fazendo o público ficar devastado. Essa situação seria nada mais, nada menos que a morte de 10 heróis no ato final, quando Thanos magistralmente consegue todas as joias. Quando o vilão estala seus dedos metade dos seres do Universo virão pó e com eles metade do grupo de heróis junto de boa parte do exercito de Wakanda. E a cada herói que se transformava em pó o público gritava desesperado e a esperança ia embora. Vemos Falcão, Wanda, Buck, Drax, Mantis, Quill, Groot, T’Challa (que foi um dos que mais me fez ficar triste), Doutor Estranho e Homem-Aranha que teve seu fim nos braços de Tony Stark.
Sinceramente eu me emocionei mais com a cena da morte de Peter Parker, que repetiu em desespero que não queria morrer. Tom Holland surpreendeu com a sua atuação e a legião de fãs do herói se emocionou. Talvez sua morte seja a mais sentida de todas e para mim foi a mais dolorosa de ver.
Ainda temos as mortes de Maria Hill e Nick Fury na cena pós-créditos. O Ex-lider da S.H.I.E.L.D desintegra logo após enviar uma mensagem de socorro para ninguém menos que a Capitã Marvel, deixando o gancho para ela se unir aos heróis no próximo Vingadores.


Dos momentos revoltantes, não posso deixar de mencionar aqui dois: a cena em que Quill surta em Titã ao saber da morte de Gamora e quando Thor atinge o Rompe-Tormentas em Thanos. Primeiramente, tenho que destacar as cenas do Thor que foi fantástico, o herói ganhou muito destaque e se superou, apagando da memoria suas teres primeiras aparições. Agora sim é um Thor digno e badass. Em contrapartida, na cena em que ele finalmente atinge Thanos, fazendo todos vibrarem, o herói para se vangloriar, dando tempo para o vilão estalar os dedos e tudo dar merda. Como fã na minha mente veio apenas um pensamento “POR QUE VOCÊ NÃO CORTOU O BRAÇO DELE?????”, arrancava-lhe o braço com manopla e tudo (kkkk). Já a cena do Senhor das Estrelas creio que revoltará todos que assistirem, afinal seu acesso de fúria impede com que o gruo retire a manopla do Titã, um ato que salvaria todos. Porém, foi uma cena completamente condizente com o personagem.
Todos os personagens são incrivelmente respeitados neste filme, cada um com seu espaço e suas ações condizem com o desenvolvimento feito nos filmes anteriores. Infinity War é um filme que se visto separadamente não terá todo o impacto esperado, mas para quem acompanhou boa parte do MCU, com certeza verá o filme como o melhor de todos. Os heróis estão ainda mais fodas, como Thor e Doutor Estranho que mostram seus reais poderes, Homem-de-Ferro com sua nova armadura insana e Feiticeira Escarlate com seus poderes ao máximo. Digo novamente que o roteiro é perfeito, redondo e bem amarrado, concluindo com louvor os dez anos de Marvel nos cinemas e respeitando todos os filmes anteriores. Tudo muito encaixadinho, bem feito, com um CGI impecável, um vilão foderoso, cenas de ação de tirar o fôlego e um desfecho desesperador.
Mas, e agora? Como fugir contornar esse final? Como salvar todos os heróis que amamos e vencer Thanos? Levando em conta o que já li e tudo que entendi do filme, deixarei aqui minhas teorias iniciais...
O primeiro ponto é a fala do Dr. Estranho quando ele entrega a Joia do Tempo em troca da vida de Tony Stark, algo que ele deixa claro no primeiro ato que não fará. O Mago Supremo diz que “era o ÚNICO jeito”, sendo que anteriormente, usando o poder da joia ele viu todas as 14milhões de possibilidades para aquela batalha e apenas em UMA delas os heróis saíram vitoriosos. Essa fala de Strange mostra que todos aqueles sacrifícios eram a forma de vencer o vilão, deixando uma ponta de esperança para o próximo filme. É o típico “Perca a batalha e viva mais um dia para poder vencê-la depois”. E isso coloca Stark como o possível grande salvador do próximo filme e me deixa a sensação de que ele pode morrer num sacrifício final para restaurar o Universo. Outro ponto é que ao estalar os dedos a manopla de Thanos é destruída, então será que o titã perdeu a capacidade de usar todo o poder das joias? Pode existir outra manopla, sim, mas talvez a destruição da primeira seja o suficiente para auxiliar os heróis.
A cena pós-créditos já prediz a chegada de Carol Denvers e coloca a Capitã como a futura salvadora. Ela, que é dita como a heroína mais poderosa da Terra, é sem dúvidas a grande cartada, então temos que aguardar para ver a extensão de seus poderes no cinema.
Algo a se destacar é que tanto o Homem-Formiga quanto o Gavião arqueiro não aparecem no filme, sendo apenas citados. Como a especulação da possível viagem do tempo dos heróis, depois do vazamento de fotos onde Scott Lang é visto junto de Stark e Capitão América no passado, possivelmente no primeiro Vingadores, tudo nos leva a crer que o Homem-Formiga será importantíssimo no próximo filme. A teoria da viagem no tempo através da dimensão quântica é uma das mais aceitas pelos fãs. Será que eles irão combater fogo com fogo? Indo ao passado para reunir as joias antes do vilão?


Por fim, algo interessante é que dos heróis que sobreviveram, temos os seis vingadores originais, Capitão América, Homem-de-Ferro, Thor, Viúva Negra, Hulk e o Gavião Arqueiro, indicando que o grupo original enfrentará sua ultima batalha e acredito que sim, parte deles morrerá (destaco Stark, Steve e Thor para morrer). Já o Aranha, os Guardiões e T’Challa são os que com toda certeza irão retornar, afinal seus filmes já estão agendados para depois de Vingadores 4, que ainda não teve seu nome divulgado. É fato que quando o misterioso nome da continuação sair, milhares de novas teorias surgirão. Agora é aguardar e preencher o vazio arrasador deixado por esse maravilhoso Guerra infinita com discussões e teorias. E eu permaneço na torcida para que esse filme bata todos os recordes de bilheteria possível e seja o sucesso que tem de ser. Um dos maiores filmes de herói de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário