domingo, 9 de março de 2014

[Crônica] A politica de curtidas do Facebook

Por Guilherme César

        Cá estou eu novamente para me aventurar no mundo das crônicas e tentar passar para o papel  certos pensamentos que vem me atormentando. Desta vez um assunto que pode até gerar bastante polêmica e que vem torturando a minha mente faz tempo. Você tem uma conta no Facebook? Por acaso já se deparou com perfis de pessoas que postam fotos quase nuas para ganhar curtidas? No caso, meninas dentre 15 a 23 anos que adoram tirar fotos se exibindo? Pois é, tenho me deparado muito com isso ultimamente.
Irei ser chamado de hipócrita com esse texto, já que 80% do meu facebook são mulheres, -afinal eu tenho preguiça de adicionar homens que não conheço- e destas, acho que 50% são as ditas meninas que adoram receber likes. Sim, uma hora ou outra eu acabo adicionando alguém assim, talvez só por ser um rostinho bonito, ou atraente. Confesso que isso me deprime bastante, afinal depois de uma semana eu acabo clicando no “deixar de seguir”, por ver que o rostinho bonito não tinha conteúdo. Caio em contradição, afinal eu mesmo adicionei a pessoa e depois de ver que ela não desperta nenhum interesse eu desisto. Isso se resume a boa parte das meninas da minha própria cidade. Tirando as pessoas que realmente conheço pessoalmente, são raros os amigos virtuais que possuo e que são daqui da minha humilde Divinópolis. Mais gente de fora curte e comenta minhas postagens do que propriamente a galera daqui. Sobretudo, essas meninas fúteis que abarrotam meu feed com suas “fotinhas”.
       “Ei , cara, tu não gosta de ver essas minas gostosas postando fotos?”, sim meu jovem, eu gosto. Que homem não gostaria de ver mulheres lindas e atraentes se exibindo em fotos? Todos em algum momento vão querer e isso é um fato. Muitas vezes eu até curto alguma foto, mas desanimo bastante quando vejo um “200 pessoas curtiram essa foto” e logo abaixo os comentários padrões – linda, gostosa, eu caso, perfeita, princesa e tantos outros. Recalque por eu ser tímido o bastante para não comentar? Não, meu caro, simplesmente um pouco de bom senso. Curtir e comentar uma foto assim apenas para aumentar o ego de alguém já deixou de fazer o meu estilo. Todo mundo já está careca de saber que quando o cara comenta um “linda” nesse tipo de foto, na verdade ele quer dizer “quero te comer, vadia”, e não se iluda pensando o contrário.
        Não sou do tipo que diz “mulher que veste roupa curta pede para ser estuprada”, nada disso. Até acho esse tipo de pensamento ridículo. Só acho que se exibir em fotos mostrando o decote e empinando a bunda não é lá algo tão positivo. O ser humano agora se coloca como um produto, temos  que nos vender todos os dias e caprichar na embalagem, tanto no mercado de trabalho, quando na vida social. Pessoas com boa aparência chamam a atenção, pessoas que se vestem bem, que estão sempre cheirosas e arrumadas. Isso sem duvida é um diferencial na primeira abordagem – lógico que no fim o que se destaca é o profissionalismo e o conteúdo, pelo menos na minha opinião. Mas postar fotos estufando os peitos e fazendo biquinho não é dar valor a um produto, é na verdade se colocar no padrão inferior, se exibir mostrando que só o exterior lhe interessa.  
       Assumo que tem horas que é difícil resistir. Tem fotos que são quase hipnóticas para um solteirão carente que nem eu, sério. Mas daí você curte e pensa “Poxa, eu sou apenas mais um like na multidão para uma pessoa superficial. Por isso ultimamente tenho tentado não curtir fotos, a não ser as das minhas amigas de verdade, que não postam uma foto para se exibir, pois essas merecem ser curtidas, essas merecem ter sua moral levantada sempre. Mesmo que seja ridículo achar que um like sirva como elogio. Mas curtir para mostrar, “eii, ta bonita viu, gostei”.
         Comentei agora a pouco no Facebook e realmente tenho vontade de excluir mais da metade dos meus “amigos”. Sobretudo essas pessoas que só postam fotos do mesmo estilo. E é incrível, são sempre o pessoal da Vasp, que escreve errado e tem aquelas postagens de vírus no perfil. Porra, isso está me deprimindo, sério. Pois escrevendo eu percebo o quão baixo está o nível do meu Facebook e o quanto isso não combina com o que eu penso. Eu quero pessoas que pensem, que comentem, que postem coisas engraçadas, que compartilhem do meu gosto. E não pessoas vazias. Daí você me pergunta “A culpa não é sua por ter gente assim no seu Facenook?”, pois é, onde foi que eu errei? Talvez em tentar conhecer alguém legal da minha cidade. Talvez em momentos de carência extrema – mais comuns do que eu queria admitir.  Talvez até naqueles momentos em que você só quer conhecer gente nova. Nisso 400 pessoas inúteis foram adicionadas.
      E depois de tantos rodeios, fica o pensamento: Será que é nisso que se resume as meninas da minha cidade? Meninas e Mulheres? Será que não dá para achar gente de conteúdo por aqui? Ou será que todo mundo prefere postar fotos mostrando os seios para ganhar likes, ao invés de ler um livro e comentar o que achou? Por um mundo onde as adolescentes leiam mais, gostem mais de cinema, do que baladas e fotos empinando o rabo. E por um dia em que eu consiga excluir toda essa gente que não acrescenta nada de interessante no meu Feed de noticias. E por um mundo onde eu consiga filtrar meus amigos de uma forma mais eficaz. Afinal, boa parte da culpa é minha, mas agradeço por depois de quase quatro anos no Facebook eu finalmente tenha entendido que não dá para tentar massificar seus amigos, o melhor é focar no que tem conteúdo. Até porque, somos nós que escolhemos o que queremos ver na internet.
   
       Antes que eu me esqueça, curte a minha foto ai colega e me segue no Instagram, sacomené, tem que ganhar uns likes para inflar meu ego! Oh shit... kkkkk. Por hoje é só pessoal!  



Conheça também a página do blog no Facenook: Devaneios de uma mente solitária



Nenhum comentário:

Postar um comentário